HomeCemitério São JoséCemitério BadenfurtMemorial CrematórioForno crematório
0

      O Memorial Ecumênico, ala vertical do cemitério São José, atende à comunidade blumenauense desde 23 de dezembro de 2003, porem foi inaugurado, depois da construção da primeira parte concluída, no dia 04 de outubro de 2004, dia de São Francisco de Assis que dá nome a ala vertical do cemitério São José.
O nome foi escolhido baseado no fato de que um dos motivos que fez com que a ampliação fosse de forma verticalizada, era atender as leis ambientais e assim firmar o compromisso do Cemitério São José com um pensamento ecológico, e São Francisco de Assis é reconhecido como sendo um dos primeiros protetores do meio ambiente.
Precisando também resolver o problema da falta de espaço físico, a concepção do Memorial, contudo, prioriza atender o anseio das famílias, mantendo a tradição do sepultamento e de um jazigo eterno para o repouso dos despojos de seus entes falecidos.
A construção está feita em formato de um prédio, abrigando 990 lóculos para sepultamento de falecidos e 2448 columbários, jazigos eternos referidos como Urnas, sendo que cada um pode conter as cinzas de até 20 falecidos de uma mesma família.
O tratamento térmico dos despojos acontece quando da exumação e os parentes e amigos acompanham o deslocamento das cinzas para o Jazigo Eterno da família “Urna Columbário”.
Idealizado com todo o aparato de unir cemitério vertical com crematório, visando às preocupações ecológicas e as tradições da população. Nesse item apresenta algumas particularidades, tais como: é pioneiro no país, com lóculos construídos, totalmente, de pedra natural. As gavetas estão de costas, umas para as outras, com bancada de areia entre as mesmas, com a finalidade de reter qualquer tipo de vazamento, apesar de todos os cuidados na construção. O lacre é feito com tampa de pedra, rejuntado com material emborrachado, a fim de evitar e ou facilitar a correção de fissuras que possam expelir odores desagradáveis. A altura de diversas gavetas, para melhor aproveitamento do espaço e a necessidade do pé-direito, para arejar o ambiente, tornou obrigatória a necessidade de equipamento para a realização de sepultamentos. Há um elevador, automatizado que realiza o sepultamento sob o controle do atendente.
Além da altura do pé-direito, o projeto arquitetônico foi desenhado para facilitar a ventilação, minimizando a ação do sol, ou chuva, nos jazigos. Existe, também, um veleiro eletrônico, produzido aqui em Blumenau, pois, o memorial é todo de pedra e acendimento de velas causaria grande estrago, por isso é proibido. Toda concepção do Memorial, assim como todos os acessórios que o completam, foram desenvolvidos em nossa região com parceria de empresas e empresários de Blumenau e ou cidades vizinhas. A todos, os nossos sinceros agradecimentos.

Rua São José, 419 - Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP 89010-220 - Telefone: 47 3322.3950
Rua São José, 419 - Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP 89010-220 - Telefone: 47 3322.3950