HomeCemitério São JoséCemitério BadenfurtMemorial CrematórioForno crematório
Planta 16/10/2010
Nota de Falecimento
      Dr. GELASIO DE SOUZA FREITAS

- A Medicina blumenauense e o Hospital Santa Isabel perderam ontem, às 4h30min, um pioneiro. Morreu o cirurgião geral Gelásio de Sousa Freitas, aos 88 anos. Ele estava internado desde o dia 26 de setembro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) coronariana do hospital que considerava sua segunda casa. Por mais de 50 anos, dedicou-se ao trabalho na instituição. Natural de Campo Alegre, veio para Blumenau na década de 1950, após se formar pela Universidade Federal do Paraná. Ingressou no Santa Isabel como assistente do diretor e cirurgião-chefe Alfredo Hoess. Ali, ajudou a implantar o Banco de Sangue, Laboratório, Ortopedia e Pediatria. Aprendeu algumas palavras em alemão para se comunicar com os pacientes que só falavam o idioma dos colonizadores. O filho Ricardo lembra que o pai gostava de ajudar. Se um paciente não tivesse dinheiro para pagar pela cirurgia, ele a fazia de graça. Se faltava dinheiro para comprar o remédio receitado, ele arranjava amostras grátis. Freitas também trabalhou em conjunto com outros médicos para a criação da Associação Médica de Blumenau, do Centro de Estudos do Hospital Santa Isabel e da Unimed de Blumenau. No final da década de 1960, ajudou na criação do curso de Medicina da Furb. Parou de clinicar em 2003, mas continuava a se aperfeiçoar e a frequentar reuniões da área. Em dezembro, completaria 61 anos de Medicina. Freitas foi sepultado ontem, no Cemitério São José. Deixa enlutados um filho, uma filha, o genro e uma neta.
Fonte JSC.


Em celebração presidida por Padre Marcelo, da Catedral São Paulo Apóstolo, coordenada pelo Diácono Humberto Nascimento, com participação dos musicistas Reynaldo e Sara Pfau, na qual discursaram Irmã Ana Luzia e o Dr. Juarez, os familiares, amigos e a comunidade católica se despediram do Dr. Gelásio de Sousa Freitas, clínico geral do HSI por mais de 50 anos.
A celebração aconteceu na capela São José, anexa ao Memorial São Francisco de Assis, às 16hs do dia 13 de outubro.
Obs.: Esta foi a primeira cerimônia realizada nesta Capela e teve transmissão pela internet disponibilizada a amigos e parentes que não puderam comparecer.


Rua São José, 419 - Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP 89010-220 - Telefone: 47 3322.3950
Rua São José, 419 - Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP 89010-220 - Telefone: 47 3322.3950