HomeCemitério São JoséCemitério BadenfurtMemorial CrematórioForno crematório
      O sepultamento reverenciado dos mortos marca o início da civilização. O trabalho dos arqueólogos desvendou uma série de vestígios que permitiram determinar a época do surgimento de cada uma das quatro grandes civilizações antigas, identificando entre outras provas, a existência de templos e cemitérios. Nos tempos modernos, o surgimento de grandes centros urbanos com enorme aglomeração de pessoas provoca uma concentração de sepultamentos em uma área reduzida e a partir deste fato começaram a surgir questionamentos que incluem, entre outros, uma grande preocupação de que os cemitérios possam causar prejuízos ambientais. Desde então começaram a surgir os cemitérios verticais e os crematórios, cada um com seus aspectos favoráveis e desfavoráveis. Quando se fez necessário a ampliação do cemitério São José, chegou-se a um projeto que unia os pontos favoráveis das duas alternativas, cemitério vertical e crematório. Então foi desenvolvido um cemitério vertical, com lóculos para sepultamento e columbários (Jazigo Familiar Eterno) , tendo como acessório um forno para tratamento térmico dos despojos, que os transforma em cinzas antes de serem depositadas no jazigo eterno “columbário”. Esta ala do cemitério, identificada como Memorial Ecumênico São Francisco de Assis, tem grande aceitação não obstante a quebra de paradigmas e tradições enraizadas em nossa gente.
Contudo, o surgimento de crematório nas cidades vizinhas a Blumenau fez com que muitos familiares de pessoas sepultadas no cemitério São José, seja na parte antiga seja no Memorial, nos solicitassem a implantação de um forno crematório tradicional, que permitisse a cremação imediata. Como não nos era possível transportar um forno de tamanho porte até o nosso crematório onde desde 2004 acontecem as cremações dos despojos, pois o acesso para descarga do mesmo seria impossível, entramos em contato com a empresa Fornos Jung de Blumenau que já tinha nos fornecido o primeiro forno crematório para tratamento térmico em 2005 e a partir deste contato a empresa Fornos Jung realizou um projeto que fez com que um forno crematório, que atenda todas as exigências ambientais de nossa legislação, pudesse ser construído aqui mesmo dentro do crematório do cemitério São José. Para implantação do novo forno crematório e outros acessórios, foi necessário transformar um espaço já construído que abrigaria lóculos de sepultamento na parte inferior do Memorial e na parte superior uma reforma uni outra área que seria também usada para sepultamento à capela já existente que antes usada para celebrações com poucas pessoas e orações pessoais agora abrigará também as cerimônias de despedida, as missas mensais rezadas pelo Pároco da Catedral as missas de finados rezadas pelo Bispo e as missas de corpo presente e sétimo dia, além de palestras e conferências.
Registre, contudo, que desde 1984 quando do início da recuperação, a administração do cemitério São José assimilou a importância que tem os jazigos dos falecidos para suas famílias, por isso o forno crematório foi implantado não como uma alternativa ao cemitério e sim como um acessório dele. Sendo assim, os associados do Cemitério São José / Memorial São Francisco e Cemitério Ecumênico Badenfurt, poderão optar pela cremação e depositar as cinzas do falecido no jazigo da família.
O sepultamento reverenciado dos mortos marca o início da civilização, a manutenção de um jazigo eterno mantém os laços com nossos falecidos, por mais que a evolução nos apresente alternativas que facilitem e enobreçam nossa existência, reverenciar nossos antepassados é a garantia de manutenção do elo com nossa verdadeira história e a certeza de que sempre saberemos quem somos por que aqui estamos e para onde desejamos ir.

     
Rua São José, 419 - Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP 89010-220 - Telefone: 47 3322.3950
Rua São José, 419 - Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP 89010-220 - Telefone: 47 3322.3950