HomeCemitério São JoséCemitério BadenfurtMemorial CrematórioForno crematório
      “Para que a morte de um ente querido não assuma formas obsessivas no inconsciente é necessário ritualizar essa passagem. Os ritos colaboram na vivência sadia do luto e na superação da dor e da perda” (Evaristo E. de Miranda).

O propósito maior da A.R.E. Memorial São Francisco de Assis / Cemitério São José é a SOLIDARIEDADE.
Com fé e harmonia, desenvolve um trabalho pragmático, de cunho universal, oferecendo conforto, consolação e esperança aos familiares e amigos de pessoas falecidas, por intermédio de ofícios religiosos e da assistência de uma equipe de profissionais voluntários e vocacionados.

O mistério da morte nos leva a meditar sobre a nossa Vida e nossa passagem, nosso “parto” para eternidade.
No cemitério refletimos, sentimos, choramos. Vamos aos túmulos dos nossos entes queridos, fazemos memória de suas vidas, rezamos, acendemos velas. É sinal de estima, de amor, de solidariedade. Só a fé em Jesus Cristo é capaz de nos dar o consolo que procuramos.
Diante da morte todos os argumentos terminam. Somos limitados demais para encontrar a resposta exata que o nosso coração almeja.
A fé convida a valorizar o tempo, fazer o bem, viver a Palavra santa, amar e amar . . .
Quando um ente querido parte, vai para Deus. Ele nos leva em seu coração. Nós também estamos em Deus pelo coração daqueles que nos amavam e hoje estão mergulhados na ternura de Deus. Temos um pedaço nosso já no céu. Um dia iremos nos encontrar na eternidade, de um modo transformado, restaurado, de um modo novo. Os justos viverão eternamente com Cristo ressuscitado. Essa é nossa cultura. Essa é nossa fé.

A A.R.E. Memorial São Francisco de Assis / Cemitério São José, tem como caminho do diálogo com a Igreja particular, Diocese de Blumenau, o Pároco da Catedral São Paulo Apóstolo, mas igualmente e antes ainda, está aberta e a disposição do Senhor Bispo Diocesano.
Esta parceria, “associação” com a Igreja Católica tem como intenção primeira, bem servir e os resultados obviamente se fazem sentir, como vimos:
● O Pároco da Catedral toda primeira terça feira do mês reza missa no cemitério.
● O Bispo Diocesano reza missa de finados.
● No cemitério um clérigo presta assistência permanentemente a nossos associados enlutados, nenhum cristão é sepultado sem assistência espiritual.
● Missas e Cultos de 7ºdia, 30 dias e um ano de falecimento são oficializados na Capela do Cemitério.

“De todos os seres vivos, só o homem possui o conhecimento certo de que vai morrer.
Esse conhecimento, manifestação da grandeza do homem, é luminoso e útil:
permite-nos saber o que somos e o que são realmente todas as coisas;
permite-nos tirar conclusões sobre o sentido da nossa existência temporária, passageira neste planeta que passeia num universo imenso.
Devíamos pensar na morte.
Analisá-la. Medi-la.
Não como quem mede um inimigo, para ver se é possível derrotá-lo,
mas como quem olha para dentro de si mesmo, com o objetivo de se conhecer”.

Rua São José, 419 - Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP 89010-220 - Telefone: 47 3322.3950
Rua São José, 419 - Centro - Blumenau - Santa Catarina - CEP 89010-220 - Telefone: 47 3322.3950